BERLIN

 3 de Maio de 2015

Berlim não me encantou. Talvez por estar em um hotel muito longe das atrações, ou por eu estar em uma época onde se comemorava os 70 anos do fim da segunda guerra, ou ainda por eu ter enchido meus pés de bolhas de tanto caminhar a pé com um único tênis, pois mandei ,via correio, de volta para o Brasil,  roupas, livros e uma bota confortável que havia trazido, quando ainda estava em Brugges, para reduzir o peso da minha mochila. Não sei se algum ou todos estes itens me fizeram ficar meio deprimida em Berlim e chorar muito o tempo todo. Motivos não faltavam, a Igreja destruída Kaiser-Wilhelm- Gedächtniskirche; os Muros mantidos em vários lugares da cidade, o Memorial ao Holocausto, as fotos pelas principais ruas, os jovens jogados pelas ruas, dormindo na grama, dormindo na chuva, dormindo na calçada, meus pés machucados, a distância dos lugares interessantes, tudo isso me fizeram não gostar de Berlim. Só fui me sentir melhor no ônibus para Dresden, de onde pegaria o trem para Praga.

Uma linda e moderna cidade grande onde a solidão sem internet me pegou de jeito. As lembranças tristes associadas às bolhas nos meus pés me colocaram em uma gaiola onde eu não conseguia falar com ninguém por meios eletrônicos, nem baixar minhas fotos, nem enviá-las por e-mail, nem fazer operações bancárias. Reservar o hotel em Praga foi quase um milagre.

Lição 5: Reservar hotel perto da estação de trem.

Lição 6: Assegurar-se da qualidade do acesso à internet.

Lição 7: Comprar um chip de telefone local.

Fiquei por sete dias dos quais dois eu consegui ir aos principais pontos turísticos, um dia perdido em tentativas vãs de locomoção, e em outros dois eu fui de ônibus, repetindo os mesmos caminhos que remetiam à segunda guerra mundial, e mais dois dias curando minhas bolhas para a próxima aventura, almoçando e jantando nas proximidades, transferindo fotos da câmera para um pen-drive e levando roupas para a lavanderia. Não fiz o que eu gosto em uma cidade, fugir do trivial turístico e ver como a vida segue nestes lugares. Então ficou faltando uma parte. Mas ainda não incluí Berlin nos meus próximos roteiros.

Observação: entrei em uma loja para comprar um sapato confortável e o vendedor me aconselhou a comprar uns curativos que protegem e medicam os pés antes de comprar os sapatos. Deu o endereço da Apotheke mais próxima e não tentou me empurrar um sapato. Ele falou que não precisava de sapatos e sim de tratamento para assegurar a próxima viagem. Amei aquilo.

Os curativos são fantásticos. Não os encontramos por aqui.

Para finalizar minha passagem estranha por Berlin, comprei tickets de trem para Dresden e quando lá cheguei para pegar o trem, não havia trem disponível. O agente me levou até o local onde sairia um ônibus especial para Dresden. Muitas pessoas reclamaram e se opuseram, mas a maioria concordou. O fato inesperado era um show do ACDC em Dresden naquela noite e vieram pessoas de todos os lugares para a  big estação central de Berlin e de lá para Dresden.

9 de Maio de 2015

Mas foi muito boa a viagem de ônibus de Berlim para Dresden. Ao meu lado sentou-se um escocês que estava indo para o show. E eu estava insegura em falar meu inglês tupiniquim com um falante da língua inglesa. Até então tinha falado com indianos, alemães, belgas, etc. Estrangeiros falam mais devagar e se esforçam para nos entender. Então minha preocupação seria com falantes da língua inglesa, sem paciência e crítico. Mas não foi o que aconteceu, pelo contrário. Foi a primeira vez que me encontrava naquela situação. Mas conseguimos conversar por toda a viagem o que me causou alegria. Ele convidou para ir ao show. Tive muita vontade. Era um show épico. Mas teria que pegar o trem em Dresden para ir para Praga onde havia reservado um hotel. Ficar em Dresden significaria ter que deixar a bagagem na estação e encontrar um hotel em cima da hora. Então decidi seguir para Praga. O ônibus me deixou na estação Central de onde em seguida partiria o trem para Praga. Não fazia a menor ideia de toda a beleza que me esperava.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *